Sob a presidência do vereador André Gessé (biênio 2023-2024), a Câmara de Vereadores de Ibotirama passou por uma série de transformações significativas para fortalecer a estrutura, modernizar processos e ampliar a acessibilidade e a transparência da instituição. Entre as principais ações realizadas, a reforma da Câmara incluiu a instalação de uma plataforma elevatória, para garantir acesso a pessoas com deficiência, evidenciando o compromisso com a inclusão.
No âmbito da comunicação, o Departamento de Comunicação e a TV Câmara foram criados, ampliando a transparência com a transmissão das atividades legislativas por várias plataformas. O novo sistema de sonorização, o site Interlegis em parceria com o Senado Federal e o lançamento do aplicativo Câmara Ibotirama reforçaram o acesso da população às sessões e informações da Câmara. Outra modernização foi a implementação de tablets para as votações e a possibilidade de participação em videoconferências, permitindo que vereadores ausentes fisicamente participem das sessões online.
A gestão também promoveu uma reforma nos cargos e salários, com ajustes que não ocorriam desde 2009, além de melhorias na infraestrutura com a aquisição de novos equipamentos, como televisores, bebedouros e computadores. O espaço físico da Câmara foi ampliado com a construção de novos gabinetes para os vereadores e uma recepção acessível.
Na área cultural, o projeto Cine Câmara promoveu a exibição de filmes para a comunidade, enquanto o Centro Histórico Político, com galerias que homenageiam ex-prefeitos, presidentes e vereadores, preserva a memória política de Ibotirama. A criação da Medalha Vitória Rodrigues celebrou mulheres notáveis do município, com uma cerimônia anual que homenageia 11 mulheres que fazem a diferença na cidade.
Outras ações incluíram a criação de uma sala de reuniões, a Sala Zierlândia Porto Brito, para vereadores e comissões, além de novos espaços para a presidência, controladoria, jurídico e administração geral. Para atender melhor a população, uma copa foi instalada na parte superior da Câmara.
Em termos de pessoal, foram criados cargos efetivos, como o de policial legislativo e repórter para o departamento de comunicação, além do programa de Menor Aprendiz, que oferece oportunidades de emprego para jovens de 14 a 17 anos. Com o objetivo de fortalecer a capacitação dos servidores e vereadores, foi realizado um curso com o especialista Danilo Falcão.
Por meio da reestruturação e das ações efetivadas, a gestão do vereador André Gessé buscou aprimorar os serviços da Câmara, proporcionar um ambiente de trabalho mais funcional e ampliar a integração com a comunidade de Ibotirama.