Duas explosões, com intervalo de apenas 20 segundos, ocorreram no início da noite desta quarta-feira (13), em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), localizado na Praça dos Três Poderes. As autoridades isolaram a área enquanto equipes de bombeiros e militares especializados em explosivos estão no local para investigar a origem do incidente.
De acordo com testemunhas, o som das explosões foi “muito forte”. Uma pessoa morreu, e o corpo foi encontrado na calçada próxima à praça. Ainda não há informações oficiais sobre a causa das explosões, embora algumas testemunhas relatem que um homem foi visto jogando um objeto próximo à estátua da Justiça antes de o incidente ocorrer.
O impacto foi sentido até a Câmara dos Deputados, onde seguranças relataram que um carro explodiu no estacionamento entre o STF e o Anexo IV da Câmara. Os ocupantes do térreo do STF foram imediatamente evacuados, e, por precaução, os ministros e servidores do edifício-sede também foram retirados em segurança após o fim da sessão.
Em nota, o STF informou que colabora com as investigações das autoridades policiais do Distrito Federal para esclarecer o incidente. A Esplanada dos Ministérios foi temporariamente fechada, conforme anunciou o secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, que destacou o envio de reforço policial para o bloqueio e controle da área.