A Polícia Federal, com o apoio da 12ª Delegacia de Narcóticos (DENARC) da Polícia Civil de Pernambuco, BEPI (Batalhão Especializado de Policiamento do Interior da PMPE) e CIPE Caatinga, deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a Operação Maracaibo. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE) e Salgueiro (PE).
As investigações iniciais revelaram que o grupo investigado tinha conexões com uma facção criminosa do estado de São Paulo. O suposto líder da organização, natural de Lagoa Grande, teria se mudado para Petrolina, de onde comandava as atividades criminosas em toda a região do Vale do São Francisco, operando a partir de uma residência em um condomínio de luxo.
Os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 43 anos de reclusão. A Polícia Federal segue investigando para descobrir a verdadeira extensão das atividades do grupo e identificar outros possíveis integrantes.