Em entrevista recente à CNN Internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que o Brasil poderia passar por uma “grande renovação” nas eleições de 2026, deixando em aberto a possibilidade de ele mesmo se candidatar novamente. Lula afirmou que, embora esteja preparado para concorrer se necessário, prefere ver novas lideranças surgindo.
“2026 eu vou deixar para pensar em 2026. Tem vários partidos que me apoiam. Vou discutir isso com muita sobriedade, com muita seriedade, porque governar não é jogar futebol”, afirmou o presidente, sinalizando a importância de avaliar a situação política e as opções disponíveis no momento adequado.
Apesar de manter sua decisão em aberto, Lula destacou que está preparado para defender seus princípios caso os partidos aliados decidam apoiá-lo como único nome contra uma “pessoa de extrema direita, que seja negacionista, que não acredite na medicina, que não acredite na ciência”. No entanto, reforçou sua preferência por um movimento de renovação. “Espero que não seja necessário. Espero que a gente tenha outros candidatos e que a gente possa fazer uma grande renovação política no país e no mundo,” concluiu o presidente.