Maior, mais valiosa e badalada competição de clubes do futebol mundial, a Uefa Champions League vive, nesta temporada, uma edição que já pode ser considerada histórica pelo número de goleadas e resultados inesperados emplacados por “coadjuvantes” corajosos diante de potências do Velho Continente. Ao final da 4ª rodada da nova fase de liga do torneio, temos muitas surpresas figurando entre os oito primeiros colocados da classificação, grupo que se classifica automaticamente à fase de mata-mata.
Para deixar você a par de tudo que aconteceu neste meio de semana recheado de grandes embates, o 90min apresenta, a seguir, um resumo da jornada – com os destaques e resultados de todos os 18 jogos que movimentaram a 4ª rodada da Champions. Confira:
Destaques da 4ª rodada da Uefa Champions League
1. Sporting faz história em Alvalade
Jogando em casa contra o poderoso Manchester City, o Sporting Clube de Portugal, atual campeão português, chocou o mundo da bola e aplicou um expressivo 4 a 1 – com direito a hat-trick do artilheiro Viktor Gyökeres, um dos jogadores que promete movimentar o mercado de transferências ao final da temporada. Com um segundo tempo corajoso e de imposição, os Leões impuseram uma das piores derrotas dos Citizens em Champions na “era Guardiola”.
2. Liverpool, o único com 100% de aproveitamento
Passadas quatro rodadas de Champions League, resta apenas um clube com 100% de aproveitamento: trata-se do Liverpool de Arne Slot, uma das equipes mais empolgantes deste início de temporada na Europa. Jogando um futebol ofensivo e vistoso, os Reds golearam o Bayer Leverkusen, atual campeão da Bundesliga, por 4 a 0. Luis Díaz, com três gols marcados, foi o grande personagem da partida.
3. Quem diria? Brest e Mônaco no G-4!
Questionado por muitos torcedores e jogadores, o novo formado de disputa da Champions League tem sido marcado pelo protagonismo de equipes que não estavam no radar da grande maioria do público que consome a competição. Mônaco (3º) e Brest (4º), com 10 pontos cada, são as grandes surpresas da UCL até o momento – ao lado do Sporting, vice-líder, já citado anteriormente neste artigo.
4. Milan agrava “crise” no Real Madrid
O Milan não faz uma boa temporada, fato. Mas neste meio de semana, o gigante rossonero conquistou um resultado expressivo que pode ser o “divisor de águas” de seu 2024/25. Jogando no Santiago Bernabéu contra o atual e maior campeão da Europa, o time italiano se impôs e venceu por 3 a 1, resultado que recoloca o Milan na disputa por vaga no mata-mata – e de quebra, amplia a crise no Real Madrid.
5. Mais uma goleada na conta do Barcelona
Por fim, temos que falar do “rei das goleadas”, o Barcelona. Implacável sob comando de Hansi Flick, o gigante catalão conquistou mais uma vitória elástica na temporada ao bater o Estrela Vermelha, em Belgrado, por 5 a 2. É o melhor e mais prolífico ataque do Velho Continente nestes primeiros meses de 2024/25, com destaque para o brasileiro Raphinha e para o polonês Robert Lewandowski, que reencontrou sua melhor forma.
Os resultados da 4ª rodada da Uefa Champions League
- Slovan Bratislava 1 x 4 Dínamo Zagreb
- PSV 4 x 0 Girona
- Borussia Dortmund 1 x 0 Sturm Graz
- Celtic 3 x 1 RB Leipzig
- Real Madrid 1 x 3 Milan
- LOSC Lille 1 x 1 Juventus
- Liverpool 4 x 0 Bayer Leverkusen
- Sporting 4 x 1 Manchester City
- Bologna 0 x 1 Mônaco
- Shakhtar Donetsk 2 x 1 Young Boys
- Club Brugge 1 x 0 Aston Villa
- Feyenoord 1 x 3 RB Salzburg
- PSG 1 x 2 Atlético de Madrid
- Sparta Praga 1 x 2 Brest
- Estrela Vermelha 2 x 5 Barcelona
- Inter de Milão 1 x 0 Arsenal
- Stuttgart 0 x 2 Atalanta
- Bayern de Munique 1 x 0 Benfica